Culpa do gregarismo. Somos, em geral, influenciáveis e suscetíveis a deixar-nos levar por qualquer coisa que contenha uma capa brilhante e dourada.
Eu fiquei pensando em como a criticada futilidade das personagens do seriado Sex and the City (1998-2004) influencia seu público. Toda aquela conversa sobre grifes e restaurantes chiques e sapatos caros. É tudo tão brilhante e bonito que me faz pensar no quão bobo e sem sentido é ser mais um dos urbanóides fanáticos por labels que vemos por aí.
De fato, a preocupação com estética deve mesmo ser normal, afinal, mesmo com toda a crise, são bem elaboradinhos os tecidos que se usam na África; as mulheres continuam usando brinco. Sem dúvida, a preocupação estética é inerente ao ser humano!
Tão inerente quanto a necessidade que algumas pessoas parecem ter de estar divididas em "castas" urbanas e o uso de indicadores para representar essas castas e sua hierarquia. No fundo, não tem nada a ver com preocupação estética porque, essa, todos têm. É sobre o desejo egoísta de ser reconhecido como parte de uma classe supostamente superior.
Usar roupas e sapatos de marca é, necessariamente, estar bem vestido? Ou uma passagem cara para uma casta superior? E, depois de termos pensado nisso, somos capazes de não nos deixar influenciar pelo bombardeio da mídia que tenta nos convencer que, desesperadamente, precisamos possuir todos os indicadores sócio-econômicos desejáveis?
Parece, então, que somos todos um pouco fúteis mesmo. Poucos são tão desprendidos de vaidade ou de preocupação estética a ponto de usar roupas de chita de pau-a-pique, mas separemos o nível de futilidade saudável ( futilidade na acepção desse texto) do desespero pra atingir e ser incluído no padrão estético e social moderno.
For the record, I love sex and the city!
3 comentários:
Ai, eu sou fútil também... Quem não é?
É inerente de quem vive em sociedade hoje em dia. É quase uma obrigação ser fútil (na concepção do seu texto) para ser aceito.
Não sou fashionista, mas quem não se sente bem numa calça mais cara que em 90% das vezes tem uma puta qualidade, ou com um tenis importado rsrsrs
Eu AMO de paixão SATC também. Assistí 3 vezes as 6 temporadas inteiras... ADOROOO!!!
*Melhor nem comentar o quanto eu me identificava com a Samantha na época kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu sou fútil, gosto muito!!!!!!
PQP! Dizer que ser futil é uma obrigação eh coisa de gente aliendada e naturalmente, essencialmetne fútil.
Postar um comentário