sábado, 12 de fevereiro de 2011

Gente antiga vs. Gente nova

A vida tem de coisas revoltantes uma quantidade enorme. O tempo passou nesse mundão e as pessoas foram informatizando-se, modernizando-se, educando-se ( porque não se pode negar que os 3% de pessoas com nível superior de ensino aumentou nos últimos anos). E, enfim, está aí a sociedade brasileira sempre lutando para se parecer com uma sociedade que ela não tem condições de ser, com o dinheiro que ela não tem. Definição perfeita de: Status.

Eis que, nos dias de hoje, as pessoas compram carros, casas, roupas e tudo que vêem pela frente com o dinheiro que não tem, para parecer algo que elas não são. (Somos mais bonitos hoje, porém.)

Aliás, na batalha pelo status e pela beleza, teceu-se uma linha tênue entre a beleza e a aberração. Mulheres transgêneras, mutantes, mulheres-fruta. Bundas, peitos, coxas numa sequência impressionante.

Aparelhos ortodônticos aos 30, alisantes de cabelo usados à exaustão. (Eu juro que um dia ainda vou ter uma intoxicação por guanidina na boate. E quando elas, ou eles suam, é uma catástrofe dos sentidos.

Em contrapartida, tem daqueles que exageram na naturalidade e no regionalismo e se fantasiam de Tropicália. Tem a tribo das bocas deformadas, lipos mal sucedidas. Um verdadeiro inferno!

O comportamento que apresenta mais técnica e visão profissional são as fotos PARA a rede social. Os lugares são lindos, sempre arrumadinhos, os sorrisos sempre perfeitos e as poses de bailarina russa.

E quanto mais hollywoodianos ficamos, mais vivemos a história de Dorian Gray numa releitura fútil e superficial. Guardado num quarto escuro e empoeirado, reside o retrato de quem somos.

Dizem que os frutos do espírito santo não existem mais, que os valores foram invertidos. Dizem que os participantes do BBB são os novos apóstolos do grande pastor que é o mundão.

Eu realmente não sei. Afinal, não há santo sem um passado. E essa galera antiga já tinha seus podres. Mas, pensando por um pouco na fantasia saudosista dessas pessoas.
Seria muito legal ter um pouco destas paradas antigas hoje em dia.

Seria ótimo se encontrássemos e convivêssemos com pessoas pontuais, educadas, inteligentes o tempo inteiro. Seria ótimo que as pessoas realmente não tentassem assumir um personagem feito de ouro por fora e de esterco por dentro.

E de tudo, o mais legal seria se as pessoas honrassem a sua palavra. Mas, não dessa forma simplória que me expressei. Falo de "ser uma pessoa de palavra", melhor, "ser um homem de palavra" porque para homem é mais difícil mesmo, né?. Seria fantástico ouvir as coisas mais lindas que as pessoas dizem, sempre inspiradas por uma novela ou filme sensacionalista, e poder acreditar.

Seria ótimo que as pessoas chorassem só quando fosse verdade e te prometessem apenas as coisas que elas tem condições de cumprir. Porque tal qual na vida financeira; as pessoas parecem, na visão antiga, terem-se tornado completas picaretas na vida pessoal.

E temos, a profissão secreta das pessoas: Atuação.

Mas, isso é só conversa de gente antiga!

Nenhum comentário: